Higiene Oral e Periodontologia

• higiene2

O que é a doença periodontal?

É uma doença que afecta os tecidos que envolvem e suportam os dentes – periodonto – que incluem, para além da gengiva, o osso olveolar e outras estruturas responsáveis por manter os dentes firmemente implantados nos maxilares.
A doença periodontal divide-se em dois grandes grupo: a gengivite e a periodontite. Na gengivite há inflamação superficial da gengiva, sendo facilmente tratada, com recuperação total dos tecidos. Na periodontite há uma destruição das estruturas mais profundas, com reabsorção do osso, e se não tratata, pode levar à perda do dente. Geralmente não causam dores, mesmo nos casos mais avançados.

A doença periodontal é hereditária?

Sim, para ter periodontite é necessária a presença de bactérias. No entanto, a gravidade das lesões depende da susceptibilidade individual que é uma característica geneticamente determinada.
Tendo em conta que hoje em dia pouco podemos fazer para modificar a predisposição genética, a forma de prevenir e tratar a periodontite é através do controlo da placa bacteriana. Frequentemente, as pessoas que têm periodontite, sobretudo as formas mais graves, conhecem parentes próximos que também são afectados, o que representa o carácter familiar-heriditário.

Com que idade aparece?

As formas mais frequentes aparecem nos adultos, iniciando-se em idades jovens à volta dos 30 anos. Geralmente, quanto mais jovem é a pessoa, maior a probabilidade de aparecimento de uma forma grave de periodontite e que necessita de mais cuidados.
A gengivite afecta quase toda a totalidade da população, tanto infantil como adulta. A periodontite afecta quase um em cada dois adultos com mais de 35 anos.

Como sei que a minha gengiva está doente?

Os sintomas são o sangramento espontâneo ou durante a escovagem, o aparecimento de pus na gengiva, mau sabor ou mau hálito, gengiva muito vermelha, retracção da gengiva, alteração da posição dos dentes e até mobilidade dentária.

A doença periodontal tem cura?

Não, o tratamento da doença periodontal consegue suster o avanço da doença, mas não consegue curar no sentido de repor os tecidos perdidos. Por outro lado, a periodontite é uma doença crónica, pelo que é fundamental frequentar as consultas regulares de manutenção. Caso contrário, a doença volta a reactivar-se.

O diagnóstico precoce das doenças periodontais é essencial.
Por favor contacte-nos e teremos todo o gosto em responder e esclarecer as suas questões.

Outras Especialidade Dentárias