Próteses Fixas e Removíveis

Prótese Fixa

É a restauração parcial ou total da coroa de um dente através de uma prótese que é colocada sobre o dente natural previamente preparado, não podendo ser removida pelo paciente. Poderá ainda ser utilizada para a substituição de um ou mais dentes perdidos.

 

Qual é o objectivo das coroas?

As coroas são aconselhadas nos casos em que é necessário conferir maior resistência e durabilidade a dentes danificados, melhorar a estética, o formato ou o alinhamento dos dentes na arcada dentária.

 

Qual é o objectivo das pontes?

As pontes são aconselhadas para substituir um ou mais dentes ausentes e são uma sequência de coroas, todas unidas.
As pontes podem ser realizadas sobre dentes naturais e nestes casos é necessário que estejam presentes dentes, pelo menos, nos extremos das falhas dentárias.

 

Eu fico sem os dentes durante o tratamento?

Não. É confeccionada uma prótese fixa provisória adequada aos dentes preparados, o que lhe permitirá mastigar, falar e sorrir satisfatoriamente durante o decorrer das fases de tratamento.

 

Protése Removível

É uma protése removível de estrutura metálica ou acrílica para suporte de dentes artificiais destinada a restabelecer as funções orais: mastigação, estética, fonética.

 

Qual a diferença entre uma prótese esquelética e uma acrílica?

A prótese esquelética é uma prótese com uma base metálica individualizada, feita sobre um molde e cujo esqueleto (estrutura) pode apoiar sobre a gengiva e os dentes.
A prótese acrílica é construída predominantemente em resina acrílica, e apoia apenas sobre as gengivas, apesar de poder ter partes metálicas pré-formadas em metal para retenção (ganchos) ou redes e barras para reforço.

 

As minhas próteses vão precisar de ser substituídas?

Com o passar do tempo as próteses vão precisar de ser reajustadas ou feitas umas novas devido ao desgaste pelo uso normal. Poderão ter que ser substituídas quando começam a ficar soltas na boca e/ou apresentam um significativo desgaste dos dentes. As próteses começam a ficar desadaptadas porque a sua boca vai naturalmente alterando com a idade, perdendo osso e gengiva.
Próteses desajustadas, que causam irritações constantes após um longo período, podem contribuir para o aparecimento de feridas, pelo que não deve usar uma prótese desajustada muito tempo.

 

Consultas periódicas são muito importantes a fim de se certificar que as suas próteses continuam correctamente adaptadas à sua boca e para procurar sinais de doenças.
Para garantir a longevidade das próteses fixas consulte-nos regularmente para controlo e higienizações.

 

Por favor contacte-nos e teremos todo o gosto em responder e esclarecer as suas questões.

Outras Especialidades Dentárias