IMPLANTOLOGIA




OS IMPLANTES DENTÁRIOS VÃO VOLTAR A FAZÊ-LO(A) SORRIR!
Irá comer e beber, tudo o que quiser, sem os inconvenientes das próteses removíveis ou da falta de dentes. Para que tenha um sorriso perfeito e natural, os implantes dentários são um substituto dos dentes que funcionam e parecem dentes naturais.
O que é um implante dentário?
Os implantes são pequenos dispositivos, semelhantes a parafusos, que se colocam no osso maxilar superior ou inferior, por forma a permitir a colocação de dentes substitutos (coroas, pontes, próteses parciais ou próteses totais).
De que material são feitos os implantes?
Os implantes são feitos de titânio, metal muito leve e resistente, excepcionalmente compatível com o osso humano, permitindo desta forma a sua integração com os maxilares, processo este denominado por Osteointegração.
Os implantes dentários são a solução indicada para o meu caso?
Os implantes são o tratamento mais indicado e seguro para suportar uma coroa unitária, próteses parciais ou próteses totais e, desta forma, substituir um, vários ou todos os dentes.
Após um diagnóstico e planeamento do seu caso, conseguimos determinar a opção certa para si. Mas desde que tenha quantidade e qualidade de osso suficiente e o seu estado de saúde geral seja bom, poderá colocar implantes.
Qualquer pessoa pode colocar implantes?
Não. A colocação de implantes deverá estar contra-indicada no caso de pacientes com condições especiais como: cancro, diabetes não controlada, pacientes do foro psiquiátrico, jovens ainda em fase crescimento, grávidas, pacientes com doença periodontal não controlada e grandes fumadores.
Todos os implantes são iguais?
Não. Actualmente, existem dezenas de sistemas de implantes dentários no mercado, os quais apresentam grandes diferenças em termos de desenho e origem de fabrico das várias peças que os constituem.
Os implantes que utilizamos estão em conformidade e cumprem todos os padrões e exigências internacionais de qualidade: e são certificados por: ISO 13485:2003 – Sistema de Gestão da Qualidade para dispositivos médicos e ISO 9001:2008 – Sistema de Gestão de Qualidade e Directiva CE para dispositivos médicos 93/42/CEE. E porque nem todos os implantes são iguais, para seu registo, maior segurança e melhor controlo em manutenções futuras, damos-lhe o passaporte dos seus implantes com a etiqueta da embalagem original dos mesmos.
Devo recear realizar este tipo de procedimento?
Não. Graças a uma tecnologia em constante evolução, a implantologia dentária consiste numa técnica muito segura e previsível, quando realizada e monitorizada por um médico dentista qualificado.
Após a colocação dos implantes dentários, é necessária uma dieta cuidada e evitar algumas actividades mais rigorosas, apenas durante alguns dias. Assim que o implante cicatrizar com segurança (osteointegração), poderá efectuar a reabilitação do mesmo através de uma coroa unitária, prótese parcial ou prótese total.
No final do tratamento, com uma higienização adequada e consultas de manutenção regulares, os seus implantes têm uma durabilidade média de 25 anos.
É um tratamento doloroso?
Não. A colocação de implantes dentários requer uma pequena intervenção cirúrgica, sendo o incómodo causado perfeitamente controlado, quer através de pré e pós-medicação, quer respeitando os cuidados pós-operatórios indicados.
Existe a possibilidade de rejeição?
Pode acontecer perder-se um dos implantes colocados, devido a infecções, sobrecarga prematura dos implantes, má qualidade óssea ou devido a outras causas. E é precisamente para evitar essa situação, que estes tratamentos devem ser realizados por um médico dentista qualificado que controla todos estes parâmetros na perfeição.
Quanto tempo demora o tratamento?
Os tratamentos com implantes estão em constante evolução. Actualmente, estipula-se que o tempo normal de integração óssea varia de três a quatro meses no maxilar inferior e de quatro a seis meses no maxilar superior. Porém, este período poderá ser reduzido em algumas situações especiais. Assim, caso tenhamos um osso de boa qualidade e uma boa estabilidade inicial dos implantes aquando do procedimento cirúrgico, podemos realizar a chamada carga imediata ou “dentes num dia”. Desta forma, colocamos dentes provisórios no mesmo dia ou no dia seguinte à cirurgia e, assim que tiver decorrido o tempo normal de integração óssea, colocam-se os dentes definitivos.
Quais são os benefícios dos implantes?
Os benefícios de colocar um implante são vários:
- Conforto;
- Segurança;
- Durabilidade a longo prazo;
- Diminuição da sobrecarga dos restantes dentes, aumentando também a longevidade destes;
- Travar a perda óssea nas áreas desdentadas, mantendo os maxilares com a dimensão correcta;
- Melhoria da função mastigatória;
- Melhoria da estética, não só intra-oral, como também da estética facial.
O investimento numa reabilitação com implantes compensa?
Na maioria das vezes, os implantes não são mais dispendiosos que os tratamentos tradicionais alternativos. Especialmente, se tivermos em consideração o tempo gasto para ajustar as próteses removíveis e a necessidade da sua substituição frequente ou, o dano causado aos seus dentes vizinhos pelas pontes sobre dentes, o que irá traduzir-se em outros tratamentos a longo prazo. Irá descobrir que os implantes têm melhores soluções, são mais duradouros e as reabilitações são mais saudáveis.
OPÇÕES DE TRATAMENTO
Substituir um dente com uma coroa sobre implante
Se me faltar apenas um dente, é preferível colocar um implante para substituir o dente em falta ou fazer uma ponte utilizando os meus dentes adjacentes?
Se precisa de substituir apenas um dente, o implante dentário é uma alternativa mais eficaz e indicada do que a ponte tradicional. A ponte tradicional implica desgastar e fragilizar os dentes vizinhos naturais para servirem de suporte à nova ponte. Com o tempo, o osso por debaixo da ponte irá regredir, os dentes vizinhos irão ficar sem suporte e acabará também por perdê-los. Se colocar um implante dentário, substitui o dente em falta, preserva o osso, não altera os dentes vizinhos e melhora o seu suporte, proporcionando uma vida mais saudável e longa aos dentes vizinhos.
Substituir vários dentes com uma Prótese Parcial sobre implantes
Com a colocação de implantes dentários poderá eliminar a necessidade de utilizar ganchos ou adesivos para estabilizar a sua prótese removível, melhorando substancialmente o seu conforto no dia-a-dia. Além disso, os implantes ajudam a manter a posição dos dentes, evitam alterações na sua mordida e a longo prazo ajudam a manter a sua aparência facial.
Substituição de todos os dentes com uma Prótese Total Removível sobre implantes (Sobredentadura com Locators)
Os implantes dentários são a forma mais eficaz de suportar uma prótese total inferior ou superior. Próteses mal ajustadas e a necessitar de constante ajuste afectam a sua mastigação, a sua fala, a sua aparência facial e a sua auto-confiança.
Com implantes dentários pode finalmente comer, rir e sorrir com confiança em todas as ocasiões.
A prótese total ficará assente e fixa nos implantes, melhorando substancialmente o seu conforto e durabilidade, ao mesmo tempo que permite fazer a sua remoção e manter uma boa higiene.
Substituição de todos os dentes com uma Prótese Total Fixa sobre implantes
Com apenas alguns implantes dentários é possível fixar e suportar uma prótese total, alcançando com eficácia e segurança a função mastigatória, a estética e a fonética outrora perdidas.
Nesta opção de tratamento existem vários materiais disponíveis para a confecção das suas próteses fixas definitivas: Metal-Acrílico, Titânio-Acrílico, Metal-Cerâmica e Zircónia-Cerâmica.