ODONTOPEDIATRIA

A Odontopediatria é um ramo da Medicina Dentária que se dedica ao acompanhamento da saúde oral dos bebés, crianças e adolescentes.

O seu objectivo prende-se com o diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas orais e dentários, orientando os pais e as crianças nas técnicas de higiene oral adequadas e consequente prevenção de cáries, e modulando o comportamento dos adolescentes.

A partir de que idade está recomendada a primeira consulta de Medicina Dentária? 

A primeira visita ao Médico Dentista deve dar-se aquando da erupção dos primeiros dentes decíduos (“dentes de leite”), podendo ser assim estabelecido um plano adequado à saúde oral da criança e deteção atempada de hábitos que possam ser prejudiciais, como a utilização inadequada de biberão ou chucha, por forma a informar os pais sobre atitudes preventivas.

Quando erupcionam os primeiros dentes e quando se completa a dentição?

A erupção da primeira dentição dá-se por volta dos 6-8 meses de idade e aos 3 anos já estarão presentes na cavidade oral os 20 dentes decíduos.

Qual a importância dos primeiros dentes?

Os dentes decíduos têm várias funções para o desenvolvimento normal das crianças, nomeadamente a orientação na erupção dos dentes definitivos, desempenhando ainda um papel importante na estética, mastigação, deglutição, fonética, respiração e no crescimento dos maxilares.

Os dentes decíduos devem ser tratados?

Sim. Os dentes decíduos, associados a uma frequente ingestão de açúcares e uma má escovagem, podem ser afectados por cárie tal como os definitivos. Aliás, as características próprias dos primeiros dentes fazem com que, uma vez que se inicie a cárie dentária, esta avance rapidamente e afecte o tecido nervoso do dente mais depressa que nos definitivos. Evitar a dor produzida pela cárie é já uma razão suficiente para a conservação do dente “de leite” mas além disso, sendo a cárie um processo infecioso, esta pode afectar a formação dos dentes permanentes, bem como a saúde em geral.

A partir de que idade se dá a substituição da dentição?

Entre os 6 e os 12 anos, dá-se a substituição dos dentes decíduos por definitivos, sendo esta fase apelidada de dentição mista. O primeiro dente definitivo a erupcionar é, regra geral, o primeiro molar (6-7 anos), não sendo para tal necessária a perda de dente decíduo algum para que estes possam erupcionar.

O que são os selantes de fissuras e quando devem ser colocados?

Durante a fase de dentição mista, está indicada a aplicação dos selantes de fissuras, os quais se assemelham a um “verniz” e que têm por objectivo a proteção da superfície dos dentes sãos, actuando de forma preventiva ao aparecimento de lesões de cárie. Esta aplicação é normalmente feita nos primeiros e segundos molares, bem como nos pré-molares, de acordo com os seus períodos de erupção.  

Tem dúvidas? Por favor contacte-nos e teremos todo o gosto em poder ajudá-lo(a) ou veja o nosso vídeo que também o(a) ajudará no esclarecimento de outras questões.

×